Get Paid To Promote, Get Paid To Popup, Get Paid Display Banner

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Gurps 4th Edition

Como o próprio título sugere, o primeiro livro do novo módulo básico é voltado para a criação e desenvolvimento dos personagens. Ele começa com Introduction, uma introdução na qual Steve Jackson explica o significado de GURPS, comentando suas influências e pretensões. Curiosamente, ele sabiamente revisa sua posição de que o GURPS poderia se tornar o sistema padrão de RPG, afirmando que “nunca haverá um único padrão... mas GURPS certamente é um dos padrões”. A seguir, Sean Punch apresenta observações sobre a Quarta Edição, expondo o futuro da linha e explicando que a divisão do livro em dois volumes se deveu à necessidade de condensar o conteúdo de três livros (o GURPS Módulo Básico e os dois compêndios) em um só. A introdução contém ainda um texto explicativo sobre o RPG, um mini-glossário, um guia das conceitos mais importantes para aprender o sistema, uma seção para começar a jogar rapidamente (a qual contém um resumo simplificado das principais regras) e uma explicação sobre dados, convenções numéricas, arredondamentos utilizados e sugestões para conversão de unidades para o sistema métrico. De modo geral, a seção introdutória segue os moldes daquela que consta do GURPS Módulo Básico da Terceira Edição, constituindo-se em uma excelente porta de entrada para o sistema.

Gurps Basic Set: Characters


O segundo livro inicia-se com uma breve introdução, a qual retoma a explicação da divisão do GURPS Basic Set em dois volumes. Logo em seguida, o leitor depara-se com o décimo capítulo, intitulado Sucess Rolls. O objetivo deste capítulo é explicar, da maneira mais didática possível, os tipos de jogadas de dados do sistema. O texto explica quando rolar os dados, indica modificadores apropriados para os testes de acordo com o equipamento usado, dificuldade e tempo investido na tarefa, comenta os efeitos de sucessos ou falhas críticas e testes repetidos. Aqui também são abordadas as disputas comparativas, com a diferenciação entre disputas rápidas e disputas comuns e provisão de regras para casos em que são comparados valores extremos. A seguir, vem uma seção sobre proezas físicas: regras para corrida, caminhada, escalada, saltos, natação, arremesso, levantamento de objetos e a notória regra para escavações. Completando o capítulo, indicações para testes de sentidos, influência sobre NPCs, testes de vontade e verificações de pânico. De modo geral, não há mudanças de mecânica de regras em relação à edição anterior. A real mudança é na clareza das mesmas, pois todos os termos recorrentes e definições foram devidamente organizados e esclarecidos. É preciso louvar, também. a capacidade de síntese e clareza na elaboração das regras: todas as situações citadas – e suas inúmeras variantes - são cobertas em apenas 19 páginas.

Gurps Basic Set: Campaigns

Uma ótima leitura a todos!!!

2 comentários:

  1. Ótimo blog, continue o excelente trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Artur, muito obrigado pelo incentivo.
    Estou trabalhando dia a dia tentando trazer todo o conteúdo possível ao nosso publico.
    Acompanhe todos os dias, pois novidades sempre estarão presentes.
    Abraço

    ResponderExcluir

 
blogarama - the blog directory
Entertainment blogs

Parceria.info - Divulgue seu Site

Central Blogs
BlogBlogs.Com.Br