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quinta-feira, 25 de março de 2010

O Desafio dos Bandeirantes [Sugestão de Leitor]

O Desafio dos Bandeirantes é um RPG brasileiro, ambientado durante o período colonial entre os séculos XVI e XVII, e ainda que tenha um ambiente marcadamente histórico, também possui um profundo plano de fundo fantástico. O jogo assume que todos os mitos e lendas daquela época são reais, que o diabo anda entre os mortais procurando uma vítima disposta a trocar sua alma por algum favor, que a Iara, Curupira, Boitatá, Boiúna, Mapinguari e a mula-sem-cabeça são reais e disputam o cenário com índios alados, feiticeiros negros e bruxos que trouxeram para a Terra de Santa Cruz as antigas práticas mágicas do Velho Mundo. Esta é a proposta inicial de O Desafio dos Bandeirantes: os jogadores interpretam humanos normais, que deverão viver e sofrer na sociedade colonial e ao mesmo tempo estarem diante de uma realidade oculta e rica em mistérios.

O sistema de jogo está baseado num sistema de habilidade percentuais e atributos 3d. O Desafio dos Bandeirantes usa dados de 10 faces (d10) para os testes de habilidade (dois dados simulam um "d100"), dados de 20 faces (d20) para os confrontos de habilidades, e dados de 6 faces (d6) para os cálculos de dano. O dano se classifica como cortante ou impactante. As armaduras reagem de maneira diferente a cada tipo de dano, mas se danificam a cada golpe, podendo ser parcialmente restauradas nos momentos de tranqüilidade, caso ainda não tenha se transformado em farrapos inúteis. Há certas características que o jogador não escolhe, sendo determinados aleatoriamente, como a classe social. O sistema de combate é simples e, ao mesmo tempo, detalhado, também sendo bastante sangrento e realista. A magia, por outro lado, é complicada e ritualística, e não é tão fácil levar a cabo feitiços com êxito, como em outros jogos mais fantásticos.

A época em que se desenvolve, o período do Brasil Colônia (o ano corrente é 1650), é um tanto conflituoso. Os povos do Velho Mundo aqui têm nomes diferentes, baseados em denominações históricas. São os francos (franceses), os castelanos (espanhóis), os lusitanos (portugueses), os romanos (italianos), os flandrinos (holandeses) e os bretões (ingleses). Negros foram trazidos à força do Continente Negro para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar. Há tribos indígenas amistosas e neutras, e aquelas que são sempre hostis para com os homens brancos. E há os tipos mestiços, geralmente desprezados pelas etnias das quais descendem. Dominantes nessa sociedade colonial, os brancos promovem a exploração do novo continente. Mas essa empreitada reveste-se de grandes perigos: A todo momento pode-se cruzar com uma tribo inamistosa, pronta para lançar suas flechas contra os invasores da terra. Um grupo de viajantes pode sofrer baixas graças ao ataque de uma onça faminta ou de uma cobra venenosa. Ou ao atravessar um rio, por obra de um jacaré ou um cardume de piranhas.

Em O Desafio dos Bandeirantes a magia está na ordem do dia. As bruxas realmente existem e preparam estranhas poções em seus caldeirões, pajés transformam-se em animais selvagens, padres jesuítas ministram curas, sacerdotes negros incorporam orixás. Ainda que os jogadores possam deixar que seus personagens conheçam e utilizem a magia, devem levar em conta que, nesta época, tudo aquilo que é sobrenatural ou mágico é considerado pela maioria das pessoas como algo demoníaco e absolutamente proibido; contudo, nas manifestações peculiares de cada etnia, a magia cumpre um papel importante na sobrevivência dos humanos em um ambiente ao mesmo tempo tão inóspito e tão cheio de belezas e os poderes mágicos ou divinos de seus portadores os tornam tão temíveis quanto um homem armado.

A Terra de Santa Cruz tem uma riquíssima mitologia, repleta de curiosas criaturas e enigmáticas lendas. Para proteger a natureza ou simplesmente destruir o que é vivo, as criaturas do nosso folclore estão aí, mais letais do que nunca! Do meio da mata cerrada, surge uma enorme cobra de fogo — é o Boitatá que chega. Desesperado, você acorda no meio da noite tentando em vão respirar — são as mãos invisíveis do Jurupari estrangulando-o. Alcançando um rio, ouve um canto e como em um sonho caminhas em direção da água — mais uma vítima do encantamento irresistível da Iara; estas e outras muito mais terríveis, obscuras e perigosas de procedência infernal. Todas elas estão presentes no jogo.

Uma ótima leitura a todos!!!


10 comentários:

  1. Valeu mesmo pelo livro. Grandes lembranças de jogos na boa Terra de santa Cruz.
    Outra sugestão: Saiu, em 2007 se não me engano, um RPG baseado em 'A song of Ice and Fire', baseadp em um série de livros bem popular de epic fantasy. Já deu origem a um Card game muito bom (que leva o nome do primeiro volume da série "Game of Thrones" e deve ter uma série de TV pela HBO em breve. A editora é a Green Ronin.
    Abraço!

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  2. Esse site é daqueles que tem que estar nos "Favoritos". Gostaria de mandar uma sugestão para você colocar material de Mystara (AD&D) e as revistas D20 Saga que sairam aqui no Brasil. Abraços

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  3. Jab Vortex, estou procurando uma fonte que tenha A Song Of Ice and Fire.
    Já achei diversas informações sobre o jogo e até já criei o comentário para o post do livro, mas até agora não consegui o livro.
    Abraços e continue acompanhando.

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  4. Ranger Faerûniano, muito obrigado pelo elogio.
    Estou providenciando as revistas D20 Saga Nacional e quanto ao Mystara, achei apenas os livros em Inglês e que já pode conferir em meus posts sobre AD&D.
    Assim que achar os livros traduzidos no nosso idioma, publico no site.
    Abraços e continue acompanhando.

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  5. Consegui!!!
    Jab, postei A Song Of Ice And Fire.
    Também encontrei notícias que os direitos de tradução dos livros que deram origem ao RPG foram adquiridos pelo desconhecido Grupo Leya.
    Espero que tenha gostado

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  6. Ranger, achei os exemplares 00, 01, 03, 05 e 06 da D20 Saga.
    Criei um post e estou a procura de Mystara traduzido.
    Abraços e valeu pela sugestão.

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  7. Procurei em seu blog e não achei material de Mystara!!! Onde está?

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  8. Olá Ranger Faerûniano, os livros que tenho de Mystara são os que estão nos 2 dos 4 Mega Posts da coleção Completa de AD&D, são esses livros e abaixo os links onde encontram-se:

    tsr01094 - Champions of Mystara
    tsr02504 - Mystara - Red Steel - Campaign Book
    tsr02500 - Mystara - Karameikos, Kingdom of Adventure
    tsr02501 - Mystara Monstrous Compendium Appendix

    http://olivreirodorpg.blogspot.com/2010/01/tsr-ii-02175-09231-completo.html

    http://olivreirodorpg.blogspot.com/2009/12/tsr-i-00000-02174-completo.html

    Caso conheça mais algum livro que tenha sido lançado e que não esteja nessas coletâneas, favor informar que dou um jeito de conseguir, mas a princípio essa é a coleção completa de D&D e AD&D da 1ª e 2ª Edições.

    Abraços e continue acompanhando o nosso site

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  9. Claro, agora eu os achei, é que estavam descritos dentro dos links para download, é que eu estava procurando nos links laterais do blog. Há muito tempo atrás eu vi sites com vários livros de Mystara, mas não os links, acho que o passo inicial seria conseguir uma lista dos livros para depois tentar procurá-los. Obrigado

    Quando puder, visite:
    http://www.rpgbrasil.com.br

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  10. CAra que presente! Adorei acher essa raridade aqui! Já tinha pego varios livros aqui, mas esse foi D+....

    Você não temo Toon E o Paranoia em portugês tem?

    Se tiver também vai ser um grande achado!

    E valeu por manter o blog!

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