Get Paid To Promote, Get Paid To Popup, Get Paid Display Banner

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Kult

Mais uma preciosidade surge na Biblioteca do Livreiro: Kult.

O Kult é um RPG sueco de Terror/Horror. Ele surgiu em 1991, escrito por Gunilla Johnsson e Michael Petersén, sendo em 93 traduzido para a língua inglesa, pela Metropolis. A segunda edição do jogo já está em circulação desde 96, mas esta só foi feita na língua inglesa, não ocorrendo o mesmo com o jogo na Suécia (que inclusive, parou de ser publicado, e onde era chamado de "Black Box"). Essa resenha trata em especial da primeira edição, pelos comentários (tanto de colegas do IRC, quanto de fóruns e listas de discussão do Kult) a segunda edição tem falhas com as quais não quero ter contato, que vão desde um sistema de regras falho (de acordo com um mestre de Kult, é IMPOSSÍVEL matar alguém com apenas um tiro de uma .44), quanto a severas mudanças na ambientação original.

A ambientação do Kult gira em torno de conceitos retirados diretamente da Kabbalah e do Gnosticismo. Demiurge, um ser de extremo poder, aprisionou toda a humanidade na Ilusão, ou seja, a Terra. A origem do próprio Demiurge (que vem do grego: Criador) é um mistério. Ele poderia ser um de nós que por um motivo misterioso revoltou-se, ou até uma entidade qualquer além de nosso plano. Após nosso aprisionamento, ele criou em Metropolis os seus Archons, e estes o ajudaram a manter a nós, humanos, na nossa prisão. Seu irmão, Astaroth, rege o Inferno, onde a espelho de Demiurge, criou os Death Angels, para também vigiar a humanidade. A Ilusão nunca deveria deixar de existir, se não fosse o estranho desaparecimento de Demiurge a 200 anos atrás, e sem ele, uma impressionante explosão de cultura e ciência que leva o homem a cada dia mais próximo de romper seu cárcere aconteceu. A cada dia as barreiras entre a Ilusão, e os outros planos se tornam mais frágeis, obrigando Astaroth a juntar suas forças para o momento de um eventual apocalipse, quando as forças do Inferno serão a última barreira contra a libertação do homem. Por sua vez, os Archons lutam para escolher um novo Demiurge entre eles e evitar sua queda.

O sistema de Kult se resume a 1d20 (um dado de vinte faces), mas testes usando 1d10 ou 1d5 também existem, apesar de raros (com exceção dos testes de iniciativa usando o 1d10), e todos podem certamente usar apenas 1d20. A criação do personagem, e o sistema em si, é similar ao GURPS, mas alguns detalhes como os Dark Secrets e Vantagens e Desvantagens que refletem não uma "vantagem" em termos de liberdade de ação e melhorias diretas no personagem, mas o Mental Balance, uma medida do quanto o personagem é mais afinado com o "bem" ou o "mal" (favor não confundir com Alinhamento). O sistema é bom e rápido também em situações de combate. Mesmo havendo uma boa quantidade de redutores, e regras específicas para artes marcias e combates com veículos, assim como para danos feitos por doenças, venenos e fogo; ele ainda é rápido e bem funcional. A criação do personagem pode ser demorada (de 1 a 4 horas para iniciantes, dependendo do quanto o mestre seja exigente em relação ao background da personagem), mas ela é realmente completa, e após terminada, a visualização do personagem como uma coisa realmente viva, vibrante, será fácil.

Tenham uma ótima leitura e façam bom proveito

Biblioteca do Livreiro - Kult

2 comentários:

  1. Primeiro queria dar meus parabes pela iniciativa do blog. Achei por acaso e já sou fã!!!

    Mas esse post em especial eu achei fantastico (seguido pela coleção completa de AD&D)!
    Quando o Kult saiu em inglês vários jogadores de Call of Cthulhu elogiaram e disseram que seria um clássico. Me interecei mas acabei esquecendo pq já jogava outros sistemas com muitos suplementos pra comprar (AD&D e storytelling).
    Foi uma surpresa feliz encontrar os livros disponibilizados aqui!

    Mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Jab Vortex.
    Cheguei a ler muito sobre Call Of Cthulhu e não tive contato na época ao Kult.
    Depois de um tempo, acabei conhecendo, porém já não tinha o mesmo interesse da época que tive contato com Call Of Cthulhu.
    Fique acompanhando pois a cada dia pode ter ainda mais novidades

    ResponderExcluir

 
blogarama - the blog directory
Entertainment blogs

Parceria.info - Divulgue seu Site

Central Blogs
BlogBlogs.Com.Br